O QUE É FACTORING?
O factoring, também denominado fomento mercantil, é uma atividade milenar. Entretanto, no Brasil surgiu apenas em 1982, com a fundação da ANFAC – Associação Nacional das Sociedades de Fomento Mercantil Factoring.
É uma atividade comercial mista atípica que conjuga a prestação de serviços com a compra de direitos creditórios – duplicatas e cheques pós-datados – oriundos de vendas mercantis ou da prestação de serviços, estabelecendo uma parceria entre a empresa de factoring e seu cliente.
As principais modalidades de operações de factoring são:
Factoring Convencional: consiste na aquisição de direitos creditórios (duplicatas e cheques pós-datados) resultantes da venda mercantil ou da prestação de serviços. Com a venda, à vista, de seus ativos à empresa de factoring, a empresa se capitaliza e, com o dinheiro recebido, aumenta o seu poder de negociação nas compras, também à vista, da matéria-prima necessária à produção de seus produtos.
Factoring Matéria-Prima: consiste na intermediação e compra junto ao fornecedor de matéria-prima e insumos para reposição de estoques. Como o pagamento ao fornecedor é efetuado à vista o poder de negociação é aumentado significativamente, obtendo-se descontos consideráveis.
|

|